Sistema de Conferências da SBPJor, 9º Encontro do JPJor

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O fact-checking e a estratégia de publicação dos resultados: um estudo da divulgação das checagens feitas pela Agência Lupa no debate dos candidatos à presidência em 2018
Bruna Gomes Bertoldo, Cristiane Maria Riffel

Última alteração: 2019-10-14

Resumo


A investigação analisa o procedimento adotado pela Agência Lupa na publicação das checagens das frases ditas pelos candidatos durante o debate do primeiro turno das eleições presidenciais do Brasil em 2018 promovido pela Rede Globo. O estudo foi motivado pela discussão gerada em torno das publicações durante as eleições. A pesquisa teve como objetivo analisar a metodologia utilizada pela Agência Lupa na publicação das checagens, bem como descrever o surgimento das agências de checagem no jornalismo; comparar a ordem de publicação das checagens no site e em suas mídias sociais: Facebook, Instagram e Twitter; e mapear a atuação da Agência Lupa durante o debate. A metodologia envolveu a pesquisa bibliográfica sobre fact-checking; pesquisa documental sobre o surgimento das agências de checagem e a atuação da agência Lupa; coleta e análise das publicações da Lupa sobre o debate nas mídias sociais.

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