Sistema de Conferências da SBPJor, 15º Encontro da SBPJor

Tamanho da fonte: 
[TELEJOR] Coordenada Rede Telejor - Mesa 2 - Telejornalismo e práticas
Cárlida Emerim

Última alteração: 2018-04-01

Resumo


A proposta desta mesa é refletir sobre o ensino de telejornalismo frente aos diferentes contextos de convergência, compreendendo convergência enquanto um processo que integra etapas e estruturas diferenciadas bem como a recente implantação das novas diretrizes curriculares dos cursos de graduação em jornalismo no Brasil. Partindo da premissa de que o jornalismo sempre foi obrigado a inovar frente às tecnologias de captação e reprodução de dados informacionais, entende-se que o processo de convergência tem sido motivador de um repensar na produção de telejornalismo e, por consequência natural, também no modo de ensinar o fazer telejornalismo nas universidades. Assim, propõe-se prospectar práticas, modelos e exemplos que vêm enfrentando os desafios que se apresentam diante deste novo contexto e ainda repensar o ensino na relação de distanciamento que ainda existe entre o que parece ser uma prática comum do mercado em busca de uma fidelização de audiência e a produção de notícias para a televisão fundada nos preceitos do ensino do telejornalismo. Objetiva-se dessa maneira mapear as estratégias de ensino prático e conceitual que têm sido mobilizados no Brasil tendo como perspectiva o estabelecimento de uma espécie de cartografia das práticas de ensino do telejornalismo.

 

Trabalhos:

 

TJ UFSC: regularidade, cotidiano e prática diária de telejornalismo
Antonio Brasil, Luciano Costa

 

O ensino de apresentação de telejornais: desafios e experiências da UFSC e do Ielusc
Cárlida Emerim, Beatriz Cavenaghi

 

Reflexão e prática: o ensino do telejornalismo no Jornal da Facom da UFJF
Christina Musse, Claudia Thomé, Pedro Miranda

 

Da TV FOCA ao EDITORIAL J: A evolução dos laboratórios de telejornalismo na convergência digital
Cristiane Finger, Fabio Canatta de Souza

 

Ensino de Telejornalismo e Inclusão: considerações sobre telejornais universitários
Fabiana Piccinin, Michele Negrini, Roberta Roos

 

A formação em telejornalismo e a experiência de colaboração com o quadro “Giro Brasil”
Vitor Belém, Livia Cirne


Texto completo: Texto 1  |  Texto 2  |  Texto 3  |  Texto 4  |  Texto 5  |  Texto 6