Sistema de Conferências da SBPJor, 15º Encontro da SBPJor

Tamanho da fonte: 
Rede COMUM: discussões a partir da Economia Política do Jornalismo
Jacqueline Lima Dourado, Juliana Fernandes Teixeira, Denise Maria Moura da Silva Lopes, Renan da Silva Marques, Luis Nogueira, Ainara Larrondo, Adilson Vaz Cabral Filho, Eula Dantas Taveira Cabral, Anderson David Gomes dos Santos, Irlan Simões da Cruz Santos, Denise Freitas de Deus Soares, Maria Clara Estrêla, Rivanildo Feitosa, Thais Souza

Última alteração: 2017-10-12

Resumo


Parte-se, no Grupo COMUM, da premissa de que a Economia Política da Comunicação pode oferecer às pesquisas em Jornalismo uma abordagem diferenciada dos fenômenos contemporâneos, sobretudo quando são levadas em consideração as condições, estruturas e lógicas empregadas pelas organizações jornalísticas. A intenção dessa mesa coordenada é, nesse sentido, reunir pesquisadores que estudam diferentes vieses da atividade jornalística, a partir da perspectiva teórica da EPC e da EPJ. Será composta por membros da Rede COMUM, que hoje reúne estudiosos tanto da Universidade Federal do Piauí (sede do grupo), quanto de outras universidades brasileiras e internacionais. Os trabalhos selecionados pretendem, portanto, oferecer um panorama das pesquisas em EPJ, incluindo análises de produtos audiovisuais diversos, de redes sociais e aplicativos voltados para dispositivos móveis,  sob a ótica da Economia Política da Comunicação.

Palavras-chave: Economia Política da Comunicação; Economia Política do Jornalismo; COMUM; Audiovisual; Dispositivos Móveis.

 

Trabalhos:

 

A mídia no Brasil sob o olhar da EPC

Adilson Vaz Cabral Filho & Eula Dantas Taveira Cabral

 

Produção de jornalismo audiovisual com e para dispositivos móveis: a perspectiva dos profissionais quanto ao emprego da mobilidade nas emissoras de TV

Ainara Larrondo & Juliana Teixeira

 

Futebol-negócio e discurso de modernização na Placar da segunda metade dos nos anos 1990

Anderson David Gomes dos Santos & Irlan Simões da Cruz Santos

 

A convergência entre TV e internet no jornalismo audiovisual da Rede Globo

Denise Freitas de Deus Soares; Maria Clara Estrêla; Renan da Silva Marques

 

Quem influencia quem: a busca pela popularidade, o impulsionamento de posts patrocinados, compra de curtidas e falsos seguidores nas redes sociais

Denise Maria Moura da Silva Lopes & Rivanildo Feitosa

 

O cinema de borda no Piauí como uma expressão do padrão estético alternativo

Luis Nogueira; Jacqueline Lima Dourado & Thais Souza


Texto completo: Texto 1  |  Texto 2  |  Texto 3  |  Texto 4  |  Texto 5  |  Texto 6