SBPJor divulga lista de Sessões Coordenadas aprovadas

A Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) tem o prazer de anunciar a aprovação das propostas de Sessões Coordenadas e Sessões Coordenadas das Redes de Pesquisa para o 19º Encontro da SBPJor, que será realizado excepcionalmente de forma remota entre os dias 9 e 12 de novembro de 2021.

Foram aceitas 5 mesas de Sessões Coordenadas e aprovadas 20 Sessões Coordenadas das Redes de Pesquisa da SBPJor.  A lista dos trabalhos aprovados pode ser acessada aqui.

Para este ano, um novo modelo de submissão está sendo implantado, o que implicou em alterações operacionais no processo de envio dos trabalhos.  No caso das Sessões Coordenadas, a avaliação se dá em duas fases, sendo a primeira a avaliação da mesa por parte do Conselho Científico e Diretoria Executiva. Já as Sessões Coordenadas das Redes de Pesquisa, nova modalidade implantada, também foram avaliadas em seu mérito antes da submissão dos trabalhos individuais que comporão as mesas. Cada artigo individual também será avaliado quanto ao seu mérito, sendo aceito ao obter dois pareceres favoráveis.

Até o dia 15 de agosto ocorre a segunda fase de submissão dos trabalhos que irão compor essas mesas aprovadas (nas duas modalidades). Os artigos completos que compõem as Sessões deverão ser submetidos individualmente por cada autor(a)/autores(as). No momento da submissão será necessário indicar na plataforma a Sessão Coordenada à qual pertence. Lembrando que cada mesa deve ter de quatro a seis trabalhos, com pelo menos três deles com autores doutores de diferentes instituições.

As Sessões Coordenadas das Redes de Pesquisa foram criadas em 2021 para fortalecer os debates das seis redes que compõem a SBPJor, visando sua autonomia e possibilitando articulações próprias. São elas a Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais (Jortec), a Rede de Pesquisa em Radiojornalismo (Radiojor), a Rede de Pesquisa em Telejornalismo (Telejor), a Rede de Pesquisa Narrativas Midiáticas Contemporâneas (Renami), a Rede de Pesquisa Trabalho e Identidade no Jornalismo (Retji), e a Rede Nacional de Observatórios de Imprensa (Renoi).

Agradecemos aos coordenadores que submeteram suas propostas de Sessões Coordenadas e Coordenadas das Redes de Pesquisa ao evento, esperando que os debates feitos a partir dos processos de avaliação potencializem as investigações em curso.

Neste ano, a temática central do evento será “Pesquisa em Jornalismo, conhecimento e resistência: o legado de Adelmo Genro Filho” e trabalhos podem ser enviados até o dia 15 de agosto.

_

19° Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo
Rafael Bellan
Diretoria Científica SBPJor (2019-2021)
sbpjor.diretoriacientifica@gmail.com