Revistas Científicas

A SBPJor edita duas revistas científicas. Conheça o perfil editorial de cada uma delas:

 

 

A Brazilian Journalism Research (BJR) foi criada pela SBPJor em 2005, e tem como propósito constituir-se como um periódico acadêmico a fim de apresentar, na forma de artigos científicos, resultados de pesquisas e estimular debates sobre questões teórico-metodológicas da pesquisa em jornalismo, ao mesmo tempo em que se propõe a contribuir para a criação e fortalecimento de uma rede de pesquisadores em jornalismo em nível nacional e internacional, tendo por base os grupos de pesquisa no Brasil. A partir de 2016, a revista tem periodicidade quadrimestral e recebe submissões em fluxo livre. A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A BJR publica trabalhos acadêmicos originais e inéditos de doutores e doutorandos sobre Teoria, Pesquisa e Crítica do Jornalismo. Mestres, mestrandos e graduandos podem submeter trabalhos desde que em regime de coautoria com pesquisadores que tenham título de doutor ou que sejam doutorandos. São acolhidos textos em fluxo contínuo, preferencialmente resultados de pesquisas. Além dos artigos de temas livres, a BJR publica dossiês com temáticas específicas da área de Jornalismo, detalhadas em Chamadas Públicas para uma determinada edição.

ISSN da versão online: 1981-9854
ISSN da versão impressa (descontinuada a partir de 2008): 1808-4079

 

 

O JRE Online é uma parceria entre a Journalism Research & Education Section da International Association for Media and Communication Research (IAMCR) e a SBPJor. O objetivo é publicar uma edição anual com foco na temática do congresso da IAMCR.

A edição do JRE Online em português insere-se em uma clara estratégia da Journalism Research and Education Section da IAMCR de disseminar o conhecimento sobre jornalismo em outras línguas, além das tradicionalmente reconhecidas no meio científico internacional, notadamente o inglês. Ao mesmo tempo, mantém as premissas do JRE Online: dar visibilidade e promover a pesquisa sobre o jornalismo e seu ensino nos mais variados ângulos e contextos em que ela se apresenta. A estratégia da JRE procura fazer frente à necessidade de pensar o jornalismo em um mundo em transformação, que subverte continuamente as lógicas anteriores de produção, acesso e controle da informação. E, insere-se na perspectiva de pensar o exercício do Jornalismo, com suas novas facetas e possibilidades, enquanto uma das forças de transformação das sociedades globais.