Sistema de Conferências da SBPJor, 10º ENCONTRO DO JPJOR

Tamanho da fonte: 
O papel da inovação na viabilização econômica do jornalismo: análise do modelo de negócio do JOTA Pro
Isadora Rodrigues Padoa, Ana Cecília Bisso Nunes

Última alteração: 2020-09-20

Resumo


Aceleradas pelo contexto digital, as transformações do jornalismo intensificaram a competitividade de mercado e os desafios para atingir sustentabilidade financeira. Essa pesquisa visa entender as contribuições da inovação para o jornalismo de nicho e sua viabilização, delineando o papel dos novos modelos de negócio através de estudo de caso do veículo digital JOTA. Para tanto, realiza-se análise documental e uma entrevista em profundidade. A pesquisa indica que veículos se mostram capazes de garantir sua viabilização à medida que abraçam aspectos considerados inovadores, como a abordagem focada no usuário final e a interdisciplinaridade. Os benefícios propostos permitem estabelecer relacionamentos aprofundados com o público para maximizar a geração de receita.

Texto completo: PDF