Sistema de Conferências da SBPJor, 14º Encontro da SBPJor

Tamanho da fonte: 
A contribuição de Die Politsche Presse Württemberg de Otto Groth para o desenvolvimento de metodologias de pesquisa aplicadas ao Jornalismo
Elias Machado Gonçalves

Última alteração: 2016-08-31

Resumo


Até o começo do século XX o jornalismo estava pouco legitimado como disciplina científica autônoma, embora fosse estudado regularmente por outras disciplinas mais consolidadas como História, Filosofia, Direito e Economia, em países como a Alemanha. Um inventário da pesquisa em Jornalismo nesse país, que remonta ao final do século XVII, com a defesa da tese de doutorado de Tobias Peucer, na Universidade de Leipzig, em 1960, encontra-se documentado no livro Die Geschichte Deutschen Zeitungenswissenschaft. Theorie und Methoden, de 1948, de Otto Groth (GROTH, 1948). No início do século passado, muito provavelmente pela dupla condição de jornalista e de um dos mais respeitados membros de uma disciplina que buscava legitimação acadêmica, a Sociologia, Max Weber foi um dos primeiros intelectuais a reivindicar o estudo empírico sistemático da imprensa como um dos objetos mais relevantes no período prévio a primeira Guerra Mundial (WEBER, 1996). O artigo defende a hipótese de que Die Politsche Presse Württembergs, tese de doutorado de Otto Groth, defendida em 1913, representa um marco para a consolidação de metodologias próprias para a pesquisa em Jornalismo.

Palavras-chave: Metodologias de Pesquisa; Otto Groth; Pesquisa em Jornalismo; Jornalismo como ciência; Métodos de Pesquisa.


Texto completo: PDF