Última alteração: 2017-10-12
Resumo
Parte-se, no Grupo COMUM, da premissa de que a Economia Política da Comunicação pode oferecer às pesquisas em Jornalismo uma abordagem diferenciada dos fenômenos contemporâneos, sobretudo quando são levadas em consideração as condições, estruturas e lógicas empregadas pelas organizações jornalísticas. A intenção dessa mesa coordenada é, nesse sentido, reunir pesquisadores que estudam diferentes vieses da atividade jornalística, a partir da perspectiva teórica da EPC e da EPJ. Será composta por membros da Rede COMUM, que hoje reúne estudiosos tanto da Universidade Federal do Piauí (sede do grupo), quanto de outras universidades brasileiras e internacionais. Os trabalhos selecionados pretendem, portanto, oferecer um panorama das pesquisas em EPJ, incluindo análises de produtos audiovisuais diversos, de redes sociais e aplicativos voltados para dispositivos móveis, sob a ótica da Economia Política da Comunicação.
Palavras-chave: Economia Política da Comunicação; Economia Política do Jornalismo; COMUM; Audiovisual; Dispositivos Móveis.
Trabalhos:
A mídia no Brasil sob o olhar da EPC
Adilson Vaz Cabral Filho & Eula Dantas Taveira Cabral
Produção de jornalismo audiovisual com e para dispositivos móveis: a perspectiva dos profissionais quanto ao emprego da mobilidade nas emissoras de TV
Ainara Larrondo & Juliana Teixeira
Futebol-negócio e discurso de modernização na Placar da segunda metade dos nos anos 1990
Anderson David Gomes dos Santos & Irlan Simões da Cruz Santos
A convergência entre TV e internet no jornalismo audiovisual da Rede Globo
Denise Freitas de Deus Soares; Maria Clara Estrêla; Renan da Silva Marques
Quem influencia quem: a busca pela popularidade, o impulsionamento de posts patrocinados, compra de curtidas e falsos seguidores nas redes sociais
Denise Maria Moura da Silva Lopes & Rivanildo Feitosa
O cinema de borda no Piauí como uma expressão do padrão estético alternativo
Luis Nogueira; Jacqueline Lima Dourado & Thais Souza