Última alteração: 2017-10-12
Resumo
A proposta desta coordenada é provocar a reflexão sobre como a Análise de Discurso de linha francesa (AD) pode ser valiosa para os estudos de jornalismo na busca do mapeamento de vozes e/ou na identificação de sentidos. Considerando o discurso jornalístico pelo seu poder de constituir e não só descrever aquilo que está representando, não é preciso reivindicar a imparcialidade ou a neutralidade do jornalista na passagem do acontecido para o editado e pode-se reconhecer o discurso jornalístico como um processo de construção de sentidos a partir da presença de diversas vozes. Como nos outros gêneros discursivos, o jornalismo estabelece um contrato de comunicação que leva em consideração suas próprias finalidades, mas que também apresenta particularidades nos diferentes espaços em que aparece. A partir de relatos de pesquisas desenvolvidas, a coordenada permitirá pensar na diversidade de caminhos que a AD proporciona aos pesquisadores da área para análise de discursos verbais ou não verbais em diferentes plataformas e formatos e a partir de diferentes interdiscursos.
Palavras-chave: jornalismo, discurso, análise do discurso, sentido, contrato de comunicação.
Trabalhos:
Os sentidos de interesse público no discurso dos jornalistas
Basílio Sartor
A emoção no telejornal: Um estudo de sentidos sobre os sujeitos e suas performances
Débora Lapa Gadret
A “invasão” das crianças no discurso jornalístico: a representação não desejada da infância
Juliana Doretto e Thaís Furtado
Bases de dados como paradigma no jornalismo: apontamentos preliminares para uma compreensão discursiva
Laura Storch
As condições de produção do discurso de Superinteressante sobre a mudança climática (1995 – 2015)
Rafael Rangel Winch
Aproximações teóricas entre Jornalismo e Discurso: as noções de função enunciativa e efeito de verdade
Sabrina Franzoni e Silvia Lisboa