Última alteração: 2017-10-12
Resumo
Ainda principal forma de acesso à informação em uma sociedade que é marcada pela oralidade, o telejornalismo têm enfrentado na contemporaneidade desafios tanto quanto a sua prática, cada vez mais tensionada por um ambiente tecnológico convergente, como quanto a sua reflexão, especialmente aquela realizada no ambiente de formação profissional. A proposta dessa coordenada é abordar as novas perspectivas de legitimação do telejornalismo como modo de fazer, saber e entender a realidade, também profissional. Nesse sentido busca-se compreender a partir de quais tensionamento e referências em pesquisa e extensão, são reconfigurados os pactos e promessas do jornalismo televisivo como parte da formação profissional de jornalistas e professores da área. Objetiva-se dessa maneira mapear as abordagens teóricas e os percursos de estudo e pesquisa tem sido mobilizados no ensino do jornalismo audiovisual no Brasil tendo como perspectiva o estabelecimento de uma espécie de cartografia das teorias do telejornalismo.
Artigos
Saberes da Pedagogia no Telejornalismo: Paulo Freire e a prática jornalística
Alfredo Vizeu, Laerte Cerqueira
Da pauta as telas: elementos para o debate teórico das pautas do telejornalismo
Ana Carolina Pessoa Temer
O protagonismo político na notícia da TV
Célia Maria Ladeira Mota
Bases Epistemológicas do Telejornalismo: entre a teoria e a prática
Edna Mello
O conhecimento compartilhado sobre o Telejornalismo: as bases do Jornalismo Audiovisual enunciadas em pesquisas e produções premiadas nos cursos de graduação
Iluska Coutinho, Ariane Pereira
A convergência digital no ensino do telejornalismo nas universidades federais do Nordeste Paulo Eduardo Lins Cajazeira