Última alteração: 2017-10-12
Resumo
Proposta de mesa coordenada, intitulada Gênero e Interseccionalidade, para apresentação no 15° Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo da SBPJor, que será realizado de 8 a 10 de novembro de 2017, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).
A importância da discussão das questões de gênero é reconhecida por diferentes campos científicos, sobretudo nas ciências sociais humanas, porém, no campo da comunicação, ainda é perceptível a necessidade de avanços teóricos e explorações metodológicas. Embora saibamos que na discussão acerca das identidades, especialmente no contexto de ação dos novos movimentos sociais, o campo comunicacional emerge como um espaço decisivo de luta política (SILVEIRINHA, 2008), os estudos de gênero realizados a partir perspectiva comunicacional por pesquisadores do campo da comunicação são menos comuns do que o esperado (ESCOSTEGUY e MESSA, 2008; MARTINEZ, LAGO e LAGO, 2016). Em virtude das necessidades específicas dos estudos de gênero e mídia no Brasil, um país historicamente marcado por desigualdades, acreditamos na importância da interseccionalidade para compreendermos a articulação entre diferentes tipos de discriminação e suas interfaces com o jornalismo.
Na tentativa de preencher tal lacuna e dar conta de algum interesse percebido nos últimos anos em encontros e congressos da área no Brasil, propomos mesa coordenada com foco nas questões de gênero e jornalismo, privilegiando o conceito de identidade e/ou abordagem interseccional.
Palavras-chave: Gênero; Interseccionalidade; Jornalismo
Trabalhos:
Quais Homens Podem Existir? Masculinidades em Junior e em Men’s Health Portugal
Felipe Viero
Minas de Luta na mídia: enquadramentos e percepções das ocupações escolares
Fernanda Castilho e Richard Romancini
Teoria Queer: contribuições e diálogos para o Estudo do Jornalismo
Gean Gonçalves
Imagens das mulheres nas favelas do Rio de Janeiro: a circulação de representações sociais e imaginários sociodiscursivos
Janaina Barcelos