Última alteração: 2018-10-26
Resumo
Ementa: Recentemente, o professor John Pavlik, analisando o jornalismo contemporâneo, usou o termo "jornalismo experiencial". O conceito refere-se a uma potencial transformação do jornalismo com a utilização de novas tecnologias de produção de conteúdos, especialmente a realidade Virtual, e se trata da adoção da mídia experiencial (experiential media, também definido como experiential journalism), que inclui pelo menos quatro áreas de impacto: 1. Produção; 2. Narrativa; 3. Público e 4. Organização. A experiência no jornalismo, por sua vez, é verificada também, e muito especialmente, na chamada "experiência do usuário", termo oriundo do design, que tem sido muito aplicado à área. Esta mesa coordenada pretende reunir trabalhos de investigação que dizem respeito a esses dois espectros da experiência: a do jornalismo experiencial e a da experiência de usuário no jornalismo. Dentre os temas a serem abordados, estão, portanto, a adoção da mídia experiencial, o jornalismo experiencial, as experiências de fruição de conteúdos, tanto em realidade Aumentada como em Realidade Virtual, e ainda, estudos de caso, análises, metodologias, instrumentos para a Experiência do Usuário (UX) com produtos jornalísticos. Processos produtivos de desenvolvimento de interface, Interação do usuário com interfaces de produtos jornalísticos em ambientes digitais.
Palavras-chave: jornalismo experiencial; Experiência do Usuário (UX); Processos produtivos; mídia experiencial; produtos jornalísticos.