Última alteração: 2018-10-26
Resumo
Ementa: No contexto do extraordinário avanço nas pesquisas sobre Radiojornalismo nas últimas duas décadas, ganham impulso as reflexões sobre mudanças disruptivas no mercado radiofônico, que articulam o centenário meio à crescente informatização da vida cotidiana e, particularmente, das indústrias da comunicação e da cultura. A mesa coordenada “Estudos em Radiojornalismo – Mudanças Disruptivas e Reintermediação” dá especial atenção às pesquisas de caráter teórico, metodológico e empírico sobre como o rádio vem sendo remediado pelas plataformas digitais e como se insere no novo entorno midiático, marcado pelo big data, pela emergência de novos dispositivos, suportes e interfaces e pela afirmação das mídias sociais como espaço privilegiado para circulação de conteúdos radiofônicos e segunda tela para a interação emissoras-ouvintes. Interessa-nos repensar o radiojornalismo especificamente à luz dos processos de reintermediação trazidos por smart speakers, telefones móveis e serviços de streaming, da prevalência do software sobre o hardware, da disseminação dos aplicativos de áudio e do surgimento de novas narrativas radiofônicas e de novas comunidades afetivas cada vez mais mediadas por algoritmos.
Palavras-chave: radiojornalismo; tecnologia; mudanças disruptivas; reintermediação; audiências.