Última alteração: 2018-10-26
Resumo
Ementa: Esta coordenada reúne cinco trabalhos que pensam o jornalismo a partir da problemática da produção de sentidos. Um texto apresenta os leitores como comunidades discursivas, refletindo sobre como eles se relacionam e sancionam as características dessas comunidades. Dois textos tratam do funcionamento do discurso jornalístico: o primeiro aborda o discurso híbrido, demonstrando como o jornalismo de moda se constitui a partir do interdiscurso do jornalismo, da publicidade e da estética; o segundo discute teoricamente o enquadramento discursivo e sua relação com as noções de condições de produção, formações discursivas e interdiscurso. Os dois textos que fecham a mesa se dedicam aos sentidos produzidos pelo jornalismo de revista: o primeiro aciona uma edição da Time sobre os 50 anos da morte de John F. Kennedy para discutir as tensões entre revista e livro e como elas podem reconfigurar os aspectos jornalísticos e gráfico-visuais da revista; o segundo toma uma reportagem da New York Times Magazine para debater como o jornalismo pode, a partir de estratégias movidas pela empatia, instigar a aproximação do leitor aos personagens da narrativa.
Palavras-chave: jornalismo; discurso; enquadramento; revista; leitor