Sistema de Conferências da SBPJor, 16º Encontro da SBPJor

Tamanho da fonte: 
Jornalismo e produção de sentidos
Marcia Benetti, Debora Elman, Claudia Herte de Moraes, Frederico de Mello Brandão Tavares, Marlon Uliana Calza, Camila Freitas

Última alteração: 2018-10-26

Resumo


Ementa: Esta coordenada reúne cinco trabalhos que pensam o jornalismo a partir da problemática da produção de sentidos. Um texto apresenta os leitores como comunidades discursivas, refletindo sobre como eles se relacionam e sancionam as características dessas comunidades. Dois textos tratam do funcionamento do discurso jornalístico: o primeiro aborda o discurso híbrido, demonstrando como o jornalismo de moda se constitui a partir do interdiscurso do jornalismo, da publicidade e da estética; o segundo discute teoricamente o enquadramento discursivo e sua relação com as noções de condições de produção, formações discursivas e interdiscurso. Os dois textos que fecham a mesa se dedicam aos sentidos produzidos pelo jornalismo de revista: o primeiro aciona uma edição da Time sobre os 50 anos da morte de John F. Kennedy para discutir as tensões entre revista e livro e como elas podem reconfigurar os aspectos jornalísticos e gráfico-visuais da revista; o segundo toma uma reportagem da New York Times Magazine para debater como o jornalismo pode, a partir de estratégias movidas pela empatia, instigar a aproximação do leitor aos personagens da narrativa.

 

Palavras-chave: jornalismo; discurso; enquadramento; revista; leitor


Texto completo: BENETTI  |  ELMAN  |  MORAES  |  TAVARES E CALZA  |  FREITAS