Sistema de Conferências da SBPJor, 16º Encontro da SBPJor

Tamanho da fonte: 
Fotojornalismo: modos de fazer leituras possíveis
Leão Renato Pinto Serva, Diogo Azoubel, Fabiola Paes de Almeida Tarapanoff, Márcia Rodrigues da Costa, Maria Cecilia Conte Carboni, Paula Saviolli Nogueira, Rogério Makssoudian, Sílvio da Costa Pereira

Última alteração: 2018-10-26

Resumo


Ementa: Fotojornalismo. Fotografia e jornalismo: histórias. Documento e memória. Fotografia e jornalismo: testemunho, descrição, narração. Relação texto/imagem. Sincretismo de texto e imagem jornalísticos. A questão autoral. Análise e criação de novas visualidades fotojornalísticas. Leitura formal. O caráter mimético. Crítica e sensacionalismo. Modos de fazer fotojornalismo, rotinas produtivas. O papel do fotojornalismo e do fotojornalista. O fotojornalismo e o acontecimento histórico. Traumas do fazer fotojornalístico. Fotojornalismo de revista. Fotojornalismo impresso. Fotojornalismo digital. Gatilhos de memória imagéticos. Visualidade fotojornalística. Virtualidades e probabilidades. Periódicos diários. Fotojornalismo de conflitos. Imagem fotojornalística e transformação. Imagem complexa. Lentes históricas.

Palavras-chave: fotojornalismo; relação texto/imagem; sincretismo; rotinas produtivas; eventos históricos.

 

TRABALHOS

A fotografia que acontecimentaliza o evento histórico

(TARAPANOFF E COSTA)

 

EDITOR DE FOTOGRAFIAS: uma função em transformação?

(AZOUBEL E MAKSSOUDIAN)


FOTOJORNALISMO E SINCRETISMO: reflexões sobre a relação verbo-visual-espacial

(PEREIRA)

 

FRONT DIGITAL: o trauma psicológico secundário nos editores de fotojornalismo

(NOGUEIRA E SERVA)

 

IMAGEM E CINEMA EM TRANSFORMAÇÃO: análise de fotografias da Bravo!

(CARBONI)

 


Texto completo: TARAPANOFF COSTA  |  AZOUBEL E MAKSSOUDIAN  |  PEREIRA  |  NOGUEIRA E SERVA  |  CARBONI