Última alteração: 2018-10-26
Resumo
Ementa: Fotojornalismo. Fotografia e jornalismo: histórias. Documento e memória. Fotografia e jornalismo: testemunho, descrição, narração. Relação texto/imagem. Sincretismo de texto e imagem jornalísticos. A questão autoral. Análise e criação de novas visualidades fotojornalísticas. Leitura formal. O caráter mimético. Crítica e sensacionalismo. Modos de fazer fotojornalismo, rotinas produtivas. O papel do fotojornalismo e do fotojornalista. O fotojornalismo e o acontecimento histórico. Traumas do fazer fotojornalístico. Fotojornalismo de revista. Fotojornalismo impresso. Fotojornalismo digital. Gatilhos de memória imagéticos. Visualidade fotojornalística. Virtualidades e probabilidades. Periódicos diários. Fotojornalismo de conflitos. Imagem fotojornalística e transformação. Imagem complexa. Lentes históricas.
Palavras-chave: fotojornalismo; relação texto/imagem; sincretismo; rotinas produtivas; eventos históricos.
TRABALHOS
A fotografia que acontecimentaliza o evento histórico
(TARAPANOFF E COSTA)
EDITOR DE FOTOGRAFIAS: uma função em transformação?
(AZOUBEL E MAKSSOUDIAN)
FOTOJORNALISMO E SINCRETISMO: reflexões sobre a relação verbo-visual-espacial
(PEREIRA)
FRONT DIGITAL: o trauma psicológico secundário nos editores de fotojornalismo
(NOGUEIRA E SERVA)
IMAGEM E CINEMA EM TRANSFORMAÇÃO: análise de fotografias da Bravo!
(CARBONI)