Última alteração: 2018-10-26
Resumo
Ementa: Os textos integrantes da presente Comunicação Coordenada apresentam um retrato de diferentes experiências de crítica de mídia em veículos comerciais, a partir da figura e trabalho do ombudsman, mantidos por diários de diferentes estados do País (Sao Paulo, Ceará, Paraíba e Paraná), em periodos diversos. Tais experiências revelam um importante momento da história recente do jornalismo brasileiro, considerando que em 2019 registra-se três décadas de implantação da primeira experiência de espaço ombudsman em um jornal do País. Ao longo deste período, 10 diários lançaram colunas de crítica, mantendo um profissional para análise sistemática da produção jornalística cotidiana. A mesa coordenada agrega relatos e reflexões em torno de algumas das experiências de crítica no jornalismo através da figura de ombudsman. Em tempos de crise de legitimidade editorial na mídia brasileira, é oportuno trazer ao debate estudos e investigações que avaliam, discutem e apontam as contribuições de tais veículos na perspectiva de um jornalismo voltado aos interesses de leitores/cidadaos e capaz de justificar a defesa publica da produção editorial. Estes são alguns dos temas que a proposta de mesa coordenada deve abordar no 16º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo em 2018 (SBPJor), através da Rede Nacional de Observatórios de Imprensa (RENOI).
Palavras-chave: Crítica de Mídia; RENOI; Ombudsman; Jornalismo.