Última alteração: 2018-09-01
Resumo
A partir de um olhar direcionado ao JR News, este trabalho procura compreender os usos e apropriações da transmídia e das redes sociais enquanto aspectos de inovação no telejornalismo. O JR News se autodenomina o primeiro telejornal transmídia do Brasil e usa as redes sociais para transmitir suas edições, chamadas e até suas reuniões de pauta, ao vivo, com a participação do público. Adotando-se a observação direta e entrevista semiestruturada como procedimentos metodológicos, este artigo ampara-se em Charron e Bonville (2016), Recuero (2009), Alzamora e Tárcia (2012), Zago e Bastos (2013), Canavilhas (2013), Martins, Castro e Fecury (2017) para suas reflexões teóricas. Dentre seus principais resultados, aponta intersecções entre transmidialidade e redes sociais como alternativa para o jornalismo frente aos seus conflitos e às mudanças na contemporaneidade.
Palavras-chave: Jornalismo Transmídia; Redes Sociais; Inovação no jornalismo; Telejornalismo; JR News.