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Entre jornalismo, midiativismo e propaganda política: hibridismo discursivo nas práticas enunciativas de coletivos brasileiros no processo eleitoral de 2018
Última alteração: 2020-09-20
Resumo
Considerando as intersecções e diferenças entre jornalismo e midiativismo, este artigo analisa os discursos da Mídia Ninja e dos Jornalistas Livres, no processo eleitoral brasileiro de 2018, a partir de postagens no Facebook, com o intuito de perceber marcadores da prática jornalística nas suas discursividades. A partir da noção de gênero textual de base linguístico-discursiva, a metodologia utilizada foi um entrelaçamento entre a Análise de Crítica do Discurso e a Análise de Discurso Textualmente Orientada, as quais explicam o discurso a partir da relação não hierárquica entre texto, prática discursiva e prática social. Os resultados mostram que os grupos apresentaram um hibridismo discursivo: o jornalismo é uma de suas formas (não preponderante) de produção de conteúdos e a prática enunciativa dos coletivos, marcada por um viés propagandístico, é melhor entendida sob o prisma da liberdade estética das mídias livres
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